SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Machado de Assis e sua leitora Nise da SilveiraJung e a política: uma leitura do sujeito político no pensamento junguiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FARIA, Durval Luiz de. O trickster malandro nas canções de Chico Buarque: um complexo cultural. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.4, pp. 1-11. ISSN 1809-8908.

O objetivo deste artigo é delinear hipóteses sobre o papel do arquétipo do trickster, na forma de malandragem, na composição da identidade ou da psique do brasileiro, qual sua função, quais aspectos dele são construtivos e quais são destrutivos. Partimos da hipótese que o malandro é a expressão de um complexo cultural mais amplo que, segundo os pós-junguianos pode levar ao desenvolvimento da criatividade, mas também à patologia. O método utilizado foi o da Análise de Conteúdo de canções de Chico Buarque que falam sobre o malandro, suas características e seus sentidos, na transformação da cultura brasileira. Os resultados sugerem que o trickster malandro aparece nos primórdios do Brasil, tanto nas classes favorecidas como nas mais pobres. Sua presença levou o brasileiro a desenvolver formas de ludibrio e esperteza, à sagacidade e à coragem. Mas seu aspecto destrutivo levou também, nos tempos de hoje, a formas psicopáticas de atuação, como a corrupção e outras desordens éticas.

Palavras-chave : Malandro; Jung; Criatividade; Patologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License