SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4O trickster malandro nas canções de Chico Buarque: um complexo culturalAnálise junguiana dos sonhos: o fazer e percursos na América Latina? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

GEWEHR, Rodrigo Barros  e  PALMEIRA, Amanda Barros Pereira. Jung e a política: uma leitura do sujeito político no pensamento junguiano. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.4, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Com a recente publicação da correspondência entre Carl Jung e Erich Neumann, Elisabeth Roudinesco retomou a controvérsia acerca da posição de Jung no que se refere ao antissemitismo. Em referência à Zur gegenwärtigen Lage der Psychotherapie (1934), Roudinesco defende que o conteúdo das cartas em nada contradiz a suposta tendência antissemita de Jung e questiona as consequências do que ela denomina infernal psicologia dos povos. Dado tal contexto, intentar uma leitura do político a partir de Jung parece ecoar questões e complicações que nos são contemporâneas. Poderia a dimensão do coletivo, ao qual o pensamento político de Jung é por vezes reduzido e ao qual é sempre associado, dizer-nos algo sobre a emergência de um sujeito político? Nesse sentido, propomos explorar o modo como o reconhecimento da esfera coletiva condiciona a ação política.

Palavras-chave : Jung; Política; Sujeito político; Coletividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License