SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4C. G. Jung e Educação: aproximações e contribuições da tipologia junguiana para o processo educativoImagens arquetípicas na série de sonhos de um caso de bulimia nervosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

VAZ, Raphael do Amaral  e  VAZ, Wagner de Menezes. O processo de individuação dos estudantes universitários como manejo do comportamento suicida. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.4, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

O presente artigo tem como objetivo articular a potência do conceito junguiano de individuação com o manejo do comportamento suicida do estudante universitário. Apresenta a universidade em seus desafios e possibilidades, e a contextualização do estudante em seus aspectos existenciais nesse cenário. Mostra os conceitos de persona e sombra e sua conexão com o processo de individuação. Propõe a construção de dispositivos de acolhimento visando à prevenção e a posvenção do comportamento suicida. Descreve os fatores de risco e de proteção que balizam as estratégias de intervenção. Elucida a desliteralização do suicídio como estratégia de leitura endógena da alma. Conclui que o processo de individuação do estudante universitário é um potente aliado na compreensão, superação e prevenção do comportamento suicida.

Palavras-chave : Jung; Psicologia Analítica; Estudante universitário; Comportamento suicida; Individuação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License