SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4O processo de individuação dos estudantes universitários como manejo do comportamento suicida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FIGUEIREDO, Maria do Desterro de; SERBENA, Carlos Augusto; SANTOS, Jessica Caroline dos  e  RADOMINSKI, Rosana Bento. Imagens arquetípicas na série de sonhos de um caso de bulimia nervosa. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.4, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Os transtornos alimentares, em específico a Bulimia, no viés simbólico, aponta cisões internas ao longo do desenvolvimento psicológico. O modelo de corpos perfeitos influencia no imaginário coletivo, em busca por um ideal estabelecido. O objetivo do estudo é analisar, a partir da Psicologia Analítica, uma série de sonhos, explicitando a dinâmica psíquica e os aspectos do complexo alimentar de uma paciente de 24 anos, com diagnóstico de bulimia nervosa. Os resultados apontaram para a fragmentação entre as funções do masculino e feminino, uma persona voltada a demandas sociais e fragilidade na constituição psíquica. A discussão buscou correlacionar as relações primais entre mãe e filha e os principais impactos no desenvolvimento da personalidade diante das adversidades da vida. Os sintomas e os sonhos da paciente expressaram-se como possibilidades de controle do processo psicológico, assim como o expulsar de conteúdos indigestos e necessitados de ressignificação.

Palavras-chave : Bulimia; Sonhos; Psicologia Analítica; Transtornos alimentares; Feminino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License