SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Abordagens conceituais da vulnerabilidade no âmbito da saúde e assistência socialAfetividade e a politização da dor em territórios de vulnerabilidade social: micropolítica e a produção do cuidado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

PEREIRA, Gabriela Iamara Lupianhe  e  MANSANO, Sonia Regina Vargas. Sustentabilidade afetiva em situações de vulnerabilidade socioambiental: um problema para as cidades. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.1, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

Catástrofes naturais produzem impactos na vida da população, em especial daquela parcela que se encontra em situação de vulnerabilidade. O presente estudo teve por objetivo problematizar as contribuições da Psicologia em relação à vulnerabilidade socioambiental gerada por desastres naturais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com utilização de casos extraídos de publicações em mídias digitais. Primeiramente, foram investigados os tipos de catástrofes naturais, bem como a noção de vulnerabilidade socioambiental. Em seguida, foi analisado o caso que ficou conhecido como "Megadesastre da Região Serrana do Rio de Janeiro", ocorrido em 2011. As análises dos documentos de domínio público demonstraram que os processos de desterritorialização e criação de novos territórios acontecem mediante sofrimento e angústia, mas também geram processos de cooperação e conexão. Como conclusão, constata-se que o profissional da Psicologia é chamado frequentemente a intervir nesse tipo de situação, cabendo-lhe realizar um exercício de acolhimento analítico e político das populações atingidas.

Palavras-chave : Vulnerabilidade socioambiental; Desastres naturais; Sustentabilidade afetiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License