SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Psicologia na rua: delineando novas identidades a partir do trabalho com a população em situação de ruaO corpo transgênero em animações e quadrinhos: uma análise psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

MEDEIROS, Lis Paiva de; AMORIM, Ana Karenina de Melo Arraes  e  NOBRE, Maria Teresa. Narrativas LGBT de pessoas em situação de rua: repensando identidades, normas e abjeções. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.1, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Este trabalho é oriundo de uma pesquisa-intervenção de inspiração etnográfica realizada com população em situação de rua de uma cidade do Nordeste brasileiro. Desde a perspectiva da análise institucional, a realização de entrevistas, além de oficinas, rodas de conversa temáticas e eventos, permitiu a produção de narrativas de vida. Com base nos registros das narrativas, observações e experiências em diários de campo, analisamos as categorias "Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual", relativas às experiências de pessoas que se identificam como LGBT ou que se desviam do referencial cis-heteronormativo. Essas experiências são analisadoras das vidas LGBTs que habitam as ruas, explicitando graves violações de direitos, vulnerabilidades e exclusão em diferentes contextos sociais. Ressaltamos a necessidade de refletir sobre as categorias identitárias criadas e suas implicações nesse cenário, além da necessidade de luta por direitos, políticas públicas, entre outras lutas voltadas para a população em situação de rua que priorizem essas vidas precarizadas.

Palavras-chave : Pessoas em situação de rua; Narrativas; Gênero; Vulnerabilidade; Exclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License