SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Narrativas LGBT de pessoas em situação de rua: repensando identidades, normas e abjeçõesInterrogando o dispositivo de segurança na judicialização da vida: notas biopolíticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SILVA, Alexsander Lima da  e  OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de. O corpo transgênero em animações e quadrinhos: uma análise psicossocial. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.1, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

Investigação de significado e sentidos acerca do corpo transgênero em animações e quadrinhos infantojuvenis., utilizando pressupostos téorico-metodológicos da Psicologia Social e dos Estudos de Gênero. Realiza uma análise qualitativa, descritivo-interpretativa, das personagens ficcionais Verônica de Nasu, Trio Amazonas, Sailors Starlights, SheZow, Princesa Biscoito e Unicórnio Donny. Os resultados evidenciam que "Verônica e Trio Amazonas" reconfiguram suas transexualidades como acesso à maldade; "Sailor Starlights" se utilizam da estratégia de disfarce transgênero; "SheZow" se torna heroína, em um contexto de significações pautadas nos binarismos masculino e feminino; e a "Princesa Biscoito e Unicórnio Donny" se apresentam como personagens questionadores aos padrões cisnormativos de comportamento e de imagem corporal. Conclui-se que a pluralidade identitária, as significações históricas e culturais dessas obras permitem diversos sentidos ao corpo transexual.

Palavras-chave : Transgênero; Corpo; Análise psicossocial; Quadrinhos; Animações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License