SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O consumidor de crack: a influência das crenças familiares no tratamentoSuper-heróis na fase pré-capa/pré-máscara: inspiração para intervenções psicoeducacionais positivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

RAUPP, Luciane Marques  e  PEREIRA, Karini Reis. Redução de danos em rave no Rio Grande do Sul: concepções de uma ação. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.1, pp. 1-18. ISSN 1809-8908.

A música eletrônica está fortemente enraizada na cultura musical do mundo pós-moderno e, se por um lado pode ser encarada como um movimento de apologia ao uso de psicoativos, por outro abarca grupos que realizam intervenções de redução de danos em festas e festivais. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar o modo de trabalho em uma ação realizada pelo Coletivo Lótus de Redução de Danos (RD), em uma festa rave no Rio Grande do Sul, a fim de descrever o evento, o trabalho do Coletivo, a compreensão dos redutores que atuaram no evento sobre riscos e danos nesse contexto e as potencialidades do tipo de intervenção realizada. A partir dessas ações, pode-se perceber a necessidade desse tipo de trabalho em festas de música eletrônica, em decorrência da falta de informação sobre o efeito e qualidade de substâncias psicoativas e sobre ações de reduções de riscos e danos.

Palavras-chave : Redução de danos; Rave; Música eletrônica; Saúde Pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License