SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Reducción de daños en rave en Rio Grande do Sul: concepciones de una acciónIntervención con las mujeres víctimas de violencia doméstica: una revisión bibliométrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei; YUNES, Maria Angela Mattar  y  FRADKIN, Chris. Super-heróis na fase pré-capa/pré-máscara: inspiração para intervenções psicoeducacionais positivas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.1, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

Enredos com super-heróis das histórias em quadrinhos são geralmente focados no poder, força, coragem e resiliência, temas inspiradores para áreas das Ciências Sociais. A fase intitulada pré-capa/pré-máscara da vida dos super-heróis é tema cuja literatura científica é escassa. Entretanto, estudos recentes indicam que a maioria dos personagens fictícios viveu situações de risco antes da fase de superempoderamento e reforçam o potencial da fase pré-capa como ferramenta em intervenções psicoeducacionais positivas. O foco deste artigo foi investigar intervenções que utilizam super-heróis em suas concepções. Para tanto, foi realizado um mapeamento exploratório de ações nacionais e internacionais, sendo selecionadas para análise apenas as divulgadas em website ou fanpage. Resultados indicaram que a maioria das intervenções (70%) é da área da saúde e ocorre eventual ou esporadicamente. A totalidade usa o super-herói em fase de pós-empoderamento. Conclui-se que os recursos do estágio pré-capa/pré-máscara são subutilizados tanto por profissionais de ambientes clínicos como pedagógicos.

Palabras clave : Crianças; Empoderamento; Resiliência; Super-heróis.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License