SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1La fase pre-capa/pre-máscara de los súper-héroes del cómic: inspiración para intervenciones psicoeducativasSobrecarga y red de apoyo: la experiencia de la maternidad después de la separación conyugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

MACHADO, Andrezza Souza Martinez; BHONA, Fernanda Monteiro de Castro  y  LOURENCO, Lélio Moura. Intervenção com mulheres vítimas de violência doméstica: uma revisão bibliométrica. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.1, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

Violência doméstica (VD) ocorre entre pessoas com vinculação afetiva, de convivência ou consanguinidade, podendo envolver também outros membros que convivam no espaço doméstico. A Organização Mundial de Saúde afirma que a VD contra a mulher pode ser detectada, prevenida ou reduzida. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão bibliométrica da literatura sobre as intervenções utilizadas em casos de violência doméstica contra mulheres. Buscou-se investigar artigos publicados entre 2004 e 2014 em seis bases de dados (Web of Science, PsycInfo, SciELO, Pepsic. Redalyc e Lilacs), com descritores inseridos em espanhol, inglês e português. Como resultado, foram encontrados 163 artigos, dos quais 14 foram selecionados de acordo com a temática do estudo. Foi constatado que, além das ações destinadas diretamente às vítimas, há o desafio da capacitação de profissionais e da triagem dos casos. Os serviços de saúde têm sido o foco dos estudos, visando à preparação de profissionais e a identificação das vítimas.

Palabras clave : Violência doméstica; Intervenção; Mulheres.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License