SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The madness in Ponta Grossa/PR: a history of inequalities expressed on the streetsPsychological repercussions of ongoing gestation in women with a history of loss author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

PINANGE, Daniella Sotero de Barros; SILVA, Dandara Maria Oniilari Ferreira da; SILVA, Roseane Amorim da  and  MENEZES, Jaileila de Araújo. "Quarto de despejo": relato de uma vivência dialogada"Quarto de despejo": relato de una vivencia dialogada. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.2, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

O relato de experiência aqui apresentado trata de uma oficina que teve como base a leitura de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. O caminho metodológico da oficina contou com os seguintes passos: 1. Orientações prévias aos participantes. 2. Montagem do cenário da oficina. 3. Aquecimento. 4. Atividade principal: vivência das estações. 5. Fechamento. O material utilizado foram objetos específicos que remetiam ao livro, bem como materiais diversos para montagem das estações. Participaram da oficina 18 integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (Gepcol), das áreas de Psicologia, Pedagogia e Geografia, com idades entre 22 e 50 anos, majoritariamente composto por mulheres e tendo alguns participantes que se autodeclararam negros/as. O presente estudo focou em duas das estações realizadas na oficina "A mulher Carolina e Cenário Político". A partir da perspectiva decolonial, este estudo buscou trazer ao contexto acadêmico linguagens e formatos para produção de conhecimento que foram historicamente alijados dos espaços de representatividade e poder, tanto na ciência como na política.

Keywords : Quarto de despejo; Carolina Maria de Jesus; Conhecimento científico; Decolonialidade; Oficina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License