SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A loucura em Ponta Grossa/PR: uma história de desigualdades expressa nas ruasRepercussões psicológicas da gestação em curso em mulheres com histórico de perda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

PINANGE, Daniella Sotero de Barros; SILVA, Dandara Maria Oniilari Ferreira da; SILVA, Roseane Amorim da  e  MENEZES, Jaileila de Araújo. "Quarto de despejo": relato de uma vivência dialogada"Quarto de despejo": relato de una vivencia dialogada. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.2, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

O relato de experiência aqui apresentado trata de uma oficina que teve como base a leitura de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. O caminho metodológico da oficina contou com os seguintes passos: 1. Orientações prévias aos participantes. 2. Montagem do cenário da oficina. 3. Aquecimento. 4. Atividade principal: vivência das estações. 5. Fechamento. O material utilizado foram objetos específicos que remetiam ao livro, bem como materiais diversos para montagem das estações. Participaram da oficina 18 integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (Gepcol), das áreas de Psicologia, Pedagogia e Geografia, com idades entre 22 e 50 anos, majoritariamente composto por mulheres e tendo alguns participantes que se autodeclararam negros/as. O presente estudo focou em duas das estações realizadas na oficina "A mulher Carolina e Cenário Político". A partir da perspectiva decolonial, este estudo buscou trazer ao contexto acadêmico linguagens e formatos para produção de conhecimento que foram historicamente alijados dos espaços de representatividade e poder, tanto na ciência como na política.

Palavras-chave : Quarto de despejo; Carolina Maria de Jesus; Conhecimento científico; Decolonialidade; Oficina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License