SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Repercussões psicológicas da gestação em curso em mulheres com histórico de perdaO uso de oficina pedagógica na mediação de conflitos causados por estereótipos de gênero e sexualidade na escola: reflexões a partir de um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FROIS, Érica Silva. A construção da expressão de gênero na infância: do gesto à palavra. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.2, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

Este artigo aborda a construção da expressão de gênero pelas crianças, à luz das contribuições do construcionismo social. A construção da expressão de gênero, vivida por meninos e meninas, é desenvolvida na dinâmica das relações sociais. De modo continuado e ininterrupto, a construção da expressão de gênero pelas crianças se dá pelas linguagens gestuais e verbais: do gesto à palavra. Tal compreensão foi construída com base em pesquisa bibliográfica e de campo realizada com crianças de 4 a 5 anos, no ambiente escolar. Nessa investigação, os dados foram construídos por um olhar etnográfico e sistematizados mediante núcleos de significação. Nesse processo, foi possível conhecer os modos de compreensão das educadoras sobre a identificação de gênero pelas crianças, bem como problematizar e compreender tais formas de entendimento.

Palavras-chave : Expressão de gênero; Gestualidade; Infância; Construcionismo social; Estudos de gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License