SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A construção da expressão de gênero na infância: do gesto à palavra"Vida Loka": vivências de jovens em contextos de exclusão e violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

NASCIMENTO, Rafael Baioni do; AMORIM, Mônica Maria Teixeira  e  SILVA, Edson Carlos Ribeiro. O uso de oficina pedagógica na mediação de conflitos causados por estereótipos de gênero e sexualidade na escola: reflexões a partir de um relato de experiência. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.2, pp. 1-19. ISSN 1809-8908.

A educação escolar tem considerável atuação na formação de subjetividades e, nesse âmbito, o trabalho educativo opera na manutenção-transformação de atitudes pautadas em preconceitos e estereótipos de gênero e sexualidade. Essas atitudes encontram-se presentes no cotidiano das escolas e, não raro, são motivadoras de conflitos nas relações entre os sujeitos que ali se encontram. Apostando no importante papel que a escola tem para a desconstrução de preconceitos e rótulos, apresentamos o relato de experiência de um licenciando em História, que usou de oficina pedagógica como ferramenta para mediação de conflitos causados por estereótipos de gênero e sexualidade. A partir da experiência reflexiva desse estudante, em diálogo com a teoria queer e com autores que discutem a resolução de conflitos e a aplicação de oficinas pedagógicas, indicamos como os conflitos interpessoais podem ser oportunidades importantes para o aprendizado de atitudes e valores democráticos e para a formação ética dos estudantes, assim como demonstramos que oficinas pedagógicas se apresentam como ferramentas bastante adequadas para esse trabalho.

Palavras-chave : Gênero e sexualidade; Educação básica; Oficinas pedagógicas; Conflitos interpessoais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License