SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O uso de oficina pedagógica na mediação de conflitos causados por estereótipos de gênero e sexualidade na escola: reflexões a partir de um relato de experiênciaJuventude, ativismo político, políticas públicas e a confusão que é articular isso tudo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

MISSIO, Joana et al. "Vida Loka": vivências de jovens em contextos de exclusão e violência. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.2, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Este artigo aborda uma pesquisa qualitativa de caráter longitudinal, da qual participaram cinco jovens que foram alunos de uma Escola Aberta que protagonizaram um documentário, em 2012, no qual falaram sobre suas vivências. Depois de quatro anos, esses jovens foram contatados para a segunda etapa do estudo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Assim, objetiva-se compreender os atravessamentos do estilo "Vida Loka" nas suas trajetórias. Os resultados apontam elementos que parecem caracterizar a "Vida Loka": a violência, a linguagem própria, as relações conturbadas com a polícia. Ainda, os jovens manifestaram desejos e projetos de vida pertencentes a uma "Vida não Loka", referentes à estabilidade e à segurança, tais como constituir família e empregar-se. Destaca-se a "Vida Loka" como uma "inclusão social às avessas", bem como a importância do compromisso ético por parte dos profissionais e pesquisadores na compreensão de perspectivas mais reflexivas e menos excludentes.

Palavras-chave : Exclusão social; Juventude; Estilo de vida; Identidade social; Violência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License