SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Derecho social a la Educación en Brasil post-1988: Programa Más Educación y la PNAS en la gestión de la pobreza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

SOUSA, Yuri Sá Oliveira et al. O uso do software Iramuteq na análise de dados de entrevistas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.2, pp. 1-19. ISSN 1809-8908.

O domínio metodológico na análise de dados é importante na formação em pesquisa. O objetivo deste estudo foi analisar os procedimentos de análise de dados oriundos de entrevistas qualitativas com apoio do Iramuteq, software gratuito de análise estatística textual. Foram analisados 38 artigos empíricos publicados entre 2009 e 2018, principalmente nas áreas de Enfermagem e Psicologia. Trinta e três usaram a técnica de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), 12 a Análise de Similitude, e somente três a Análise Fatorial por Correspondência (AFC). Dos artigos analisados, 33 apresentaram justificativa de escolha do Iramuteq e 10 adotaram a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico. A principal conclusão é a da subutilização dos recursos técnicos do Iramuteq, o que limita a compreensão mais ampla do fenômeno estudado. Apresentam-se sugestões de uso isolado e conjugado dos recursos de análise do Iramuteq para contribuir na formação metodológica de pesquisadores interessados na análise de dados textuais.

Palabras clave : Análise lexical; Iramuteq; Pesquisa qualitativa; Entrevista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License