SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Habitar-compor um método: políticas de pesquisa e de escrita em PsicologiaCompostagens do sensível: entre o chapéu e os pés, invenção de mundos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FOLLY, Ellen Guimarães. A escrita como performance e as cartas como método: carta às leitoras e leitores deste artigo. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.3, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

O presente artigo tem como objetivo transmitir ao leitor a visão possível da escrita performativa como forma natural e intrínseca, uma vez que a escrita e a vida se perpassam, mostrando que o ato de escrever é, concomitantemente, se escrever e se inscrever na História. Para tanto, foi necessário o reencontro com cartas e poemas produzidos ao longo de um processo pessoal de construção de uma dissertação do mestrado em Psicologia, utilizando como pilar o encontro com as escritoras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, suas relações pessoais e políticas com o feminino e com o labor da escrita atrelado ao viver. Dessa forma, conseguimos compreender a escrita como parte da vida, indo na contramão da laboração da escrita acadêmica, com seus processos de colonização da nossa maneira de escrever e de nossa forma de pensar e aprender, convidando, enfim, o leitor a participar de forma ativa dessa desconstrução, derrubando os conceitos de como se deve, ou não, proceder na escrita.

Palavras-chave : Escrita performativa; Experiência escrita; Cartas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License