SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Compostagens do sensível: entre o chapéu e os pés, invenção de mundosO Polo de Estudos Gestálticos como espaço de tecitura entre ensino, pesquisa e extensão: uma Psicologia que se faz no feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

TELES, Elis  e  FRANCA, Maíra. E agora, quem somos nós a cada encontro?: Dançando e dissentindo o cuidado desde dentro. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.3, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

A proposta deste artigo é seguir a ação de dissentir-por-dentro (Maria Puig de la Bellacasa & Donna Haraway) como operadora em trabalhos que desenvolvemos com danças do ventre e massagens, criando modos de conhecer e intervir. Dissentir-por-dentro é parte da dinâmica do cuidado, compreendido aqui como uma rede vital de interdependência em que se incluem aspectos conflitantes e desarmoniosos. Em nossos trabalhos, marcas de experiências individuais e coletivas entram em cena nessa rede e solicitam de nós o encontro com dimensões que divergem, tensionam, desconfortam. Seguindo epistemologias feministas e o método do PesquisarCOM (Moraes), lançamos mão de duas figuras ficcionais que ajudam a operar na escrita a ação de dissentir, de modo localizado, corporificado e parcial. A noção do dentro é pensada como "de dentro das relações", com suas tensões e possibilidades. Dessa forma, o artigo corrobora com a ideia de que viver e morrer bem nesse mundo implica em dar prolongamento e sustentação à ação de dissentir-por-dentro.

Palavras-chave : Cuidado; Marcas; Dissentir-por-dentro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License