SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Academic formation and psychologist´s performance within the Social Assistance Centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

ALBERTO, Maria de Fatima Pereira; AMORIM, Tâmara Ramalho de Sousa; COSTA, Cibele Soares da Silva  and  SILVA, Erlayne Beatriz Félix de Lima. Socioeducação e práticas restaurativas: relato de experiência de formação de profissionais. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.4, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

O objetivo deste artigo é apresentar as experiências de formação de profissionais para atuação com práticas restaurativas, no âmbito do sistema socioeducativo em João Pessoa/Paraíba, por meio de um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal da Paraíba, nos anos de 2015 e 2016. As atividades contaram com cursos de formação e realização de seminários sobre a temática. Por meio dessas atividades, pôde-se contribuir com a reflexão dos profissionais acerca das práticas realizadas, identificando-se a necessidade de construção de novas atuações mais comprometidas com os direitos humanos dos jovens e famílias, apesar das dificuldades institucionais para a implantação da Justiça Restaurativa.

Keywords : Formação continuada; Socioeducação; Práticas restaurativas; Extensão universitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License