SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Formación académica y actuación del psicólogo en los Centros de Referencia de Asistencia SocialReflexiones sobre la pasantía de Psicología Social: narrativas de diferentes enfoques en la carrera de graduación de Psicología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

SIMBINE, Alexandra Justino. Concepções da deficiência em Moçambique: embates entre versões ocidentais e contemporâneas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.4, pp. 1-11. ISSN 1809-8908.

Moçambique é um país onde a formação da personalidade é marcada pelos aspectos culturais e tradicionais, onde o conceito sobre a deficiência é carregada de crenças tradicionais e a prática profissional de Psicologia encontra embates entre o conhecimento ocidental e local. O presente estudo tem como objectivo discutir a importância do conhecimento das diferentes concepções da deficiência na prática profissional de Psicologia em Moçambique. Para isso, baseou-se na pesquisa bibliográfica para mapear concepções da deficiência no ocidente, narrativas para colher informações sobre concepções da deficiência na sociedade moçambicana e a entrevista para abordar práticas profissionais de Psicologia em Moçambique. Durante esse processo, foi possível verificar que há sempre um perigo quando a história é contada de um lado apenas. Conclui-se que para melhor lidar com aspectos sobre a deficiência é preciso partilhar os conhecimentos ocidentais, assim como os tradicionais moçambicanos, de modo que seja possível ter uma prática profissional mais acessível e acolhedora.

Palabras clave : Deficiências; Psicologia; Socioespiritual; Cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License