SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Concepções da deficiência em Moçambique: embates entre versões ocidentais e contemporâneasPsicólogo escolar: fortalecendo a participação da família na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

MACIAZEK-GOMES, Rita de Cássia; D'AVILA, Geruza Tavares  e  SANTOS, Daniela Barsotti. Reflexões sobre o estágio de Psicologia Social: narrativas de diferentes enfoques do processo de formação. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.4, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Apresentamos algumas reflexões oriundas de nosso trabalho como professoras em um curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nossas vivências na coordenação e orientação de estágios em Psicologia Social, em reuniões com supervisores locais e em sala de aula, nos instigaram a problematizar a formação de psicólogas/os, numa dimensão ético-política, diante das novas demandas das políticas públicas. Por meio de nossas observações e discussões, pudemos perceber questionamentos dos/as estudantes sobre sua formação, além de desconfortos em relação às práticas psicológicas observadas nas primeiras incursões em seus locais de estágio. As narrativas dos/as supervisores/as locais trouxeram demandas aos/às estagiários/as que repercutiram tanto nas práticas no cotidiano dos serviços como na formação em Psicologia. Ao acompanhar e refletir sobre o estágio em Psicologia Social, a partir de diferentes enfoques do processo de formação, produzimos uma rede de conversação coletiva atenta aos saberes e práticas presentes na articulação entre Psicologia e políticas públicas.

Palavras-chave : Formação do psicólogo; Psicologia Social; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License