SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Reflexões sobre o estágio de Psicologia Social: narrativas de diferentes enfoques do processo de formaçãoDesafios da atuação do psicólogo na Assistência Estudantil em uma universidade federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

DANTAS, Izabela da Silva  e  MEZZALIRA, Adinete Sousa da Costa. Psicólogo escolar: fortalecendo a participação da família na escola. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.4, pp. 1-10. ISSN 1809-8908.

Esta pesquisa investigou alguns elementos que promovem ou dificultam a participação da família na escola. Participaram da pesquisa uma professora, um avô e uma mãe. A coleta de dados consistiu de entrevistas semiestruturadas e os resultados foram analisados na perspectiva Construtiva-Interpretativa. Os resultados encontrados que fortalecem a relação família e escola foram: buscar formas diversificadas de comunicação e conhecer o contexto familiar do aluno. Com relação aos fatores que impedem a participação da família na escola, pode-se destacar: o desinteresse dos responsáveis em acompanhar as atividades pedagógicas da criança e a comunicação restrita e impessoal. Em geral, constata-se que as estratégias de intervenção do psicólogo escolar que visam à aproximação da família e a escola devem ser permeadas por espaços que assegurem diálogo e fortalecimento das relações.

Palavras-chave : Psicólogo Escolar; Família; Escola; Fortalecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License