SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Psicólogo escolar: fortaleciendo la participación de la familia en la escuelaAdolescencia, uso de drogas y práctica infracción: reflexiones a partir de estudios brasileños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

SILVA, Thales Fabricio da Costa e. Desafios da atuação do psicólogo na Assistência Estudantil em uma universidade federal. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.4, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) é uma estratégia que objetiva garantir o acesso, a permanência e a conclusão do curso por estudantes das Instituições Federais de Educação Superior (Ifes), visando à igualdade de oportunidades no recente contexto de expansão da educação superior no Brasil. Entre os profissionais que materializam o Pnaes estão os psicólogos, no entanto, a atuação desse profissional nesse cenário é marcada por inúmeros desafios. Este trabalho tem o objetivo de apresentar, a partir de um relato de experiência, os desafios da inserção e atuação do psicólogo na Assistência Estudantil em uma universidade federal do Nordeste brasileiro. O relato permite concluir que, em que pese os desafios apresentados, a atuação do psicólogo na Assistência Estudantil deve se respaldar nos fundamentos da Psicologia Educacional e Escolar e em equipe multiprofissional.

Palabras clave : Psicologia Escolar; Universidade; Assistência Estudantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License