SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Adolescência, uso de drogas e prática infracional: reflexões a partir de estudos brasileirosSubjetividade e espaço: um olhar pela Teoria Ator-Rede índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SILVA, Roseane Amorim da  e  MENEZES, Jaileila de Araújo. A interseccionalidade na produção científica brasileira. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.4, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

O estudo investigou o uso da interseccionalidade na produção científica brasileira, de modo geral, e na Psicologia, de modo específico, no que se refere às dissertações, teses e artigos produzidos em diferentes Instituições do Brasil. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2018. A busca das dissertações e teses foi feira na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e dos artigos na base de dados do SciELO (Scientific Electronic Library). Na BDTD, localizamos 224 produções, 146 dissertações e 78 teses; no SciELO, 65. Vimos que as produções usaram a interseccionalidade de diferentes formas, como estratégia analítica, como uma forma de práxis social, com ênfase para as conexões entre conhecimento e justiça social. As pesquisas que abordaram a interseccionalidade têm temas diversos, e os métodos de pesquisa são múltiplos. Com esse estudo, buscamos ressaltar a potencialidade da interseccionalidade no intuito de visibilizar situações de opressão e desigualdades sociais.

Palavras-chave : Interseccionalidade; Revisão de literatura; Produção científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License