SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Professional Training, Experience and Dialogicity in the University Context: Report of an Extensionist Experience in Feminist EducationSnail Threads: Women Dancing Their Own author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

COSTA, Maria da Graça; DIMENSTEIN, Magda  and  LEITE, Jáder. Narrativas e feminismos em disputa na construção do conhecimento agroecológico no Brasil. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.4, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Este trabalho apresenta algumas das disputas que vêm sendo travadas a partir da emergência das mulheres como sujeitas políticas na construção da Agroecologia no Brasil. Trata-se de etnografia feminista com a realização de observação participante. Partiu-se da descrição e análise de três cenas ocorridas em distintos encontros de Agroecologia, as quais foram tomadas como disparadores para pensar como se constroem os discursos feministas em relação às narrativas "hegemônicas" no movimento. Os resultados foram analisados à luz das teorias feministas decoloniais e apontam que, apesar de se tratar de um campo que busca desconstruir o paradigma moderno de hierarquização de saberes e práticas, percebe-se que não há um consenso acerca do reconhecimento do protagonismo e dos saberes aportados pelas mulheres. Devido a isso, elas constroem estratégias em diálogo com feminismos plurais e populares, no sentido de visibilizar e politizar suas práticas cotidianas.

Keywords : Agroecologia; Feminismo; Etnografia; Decolonial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License