SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Formação profissional, experiência e dialogicidade no contexto universitário: relato de uma experiência extensionista em educação feministaOs fios de Caracol: mulheres em danças de si índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

COSTA, Maria da Graça; DIMENSTEIN, Magda  e  LEITE, Jáder. Narrativas e feminismos em disputa na construção do conhecimento agroecológico no Brasil. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.4, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Este trabalho apresenta algumas das disputas que vêm sendo travadas a partir da emergência das mulheres como sujeitas políticas na construção da Agroecologia no Brasil. Trata-se de etnografia feminista com a realização de observação participante. Partiu-se da descrição e análise de três cenas ocorridas em distintos encontros de Agroecologia, as quais foram tomadas como disparadores para pensar como se constroem os discursos feministas em relação às narrativas "hegemônicas" no movimento. Os resultados foram analisados à luz das teorias feministas decoloniais e apontam que, apesar de se tratar de um campo que busca desconstruir o paradigma moderno de hierarquização de saberes e práticas, percebe-se que não há um consenso acerca do reconhecimento do protagonismo e dos saberes aportados pelas mulheres. Devido a isso, elas constroem estratégias em diálogo com feminismos plurais e populares, no sentido de visibilizar e politizar suas práticas cotidianas.

Palavras-chave : Agroecologia; Feminismo; Etnografia; Decolonial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License