SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Narrativas e feminismos em disputa na construção do conhecimento agroecológico no BrasilA política e os afetos nas práticas de pesquisas feministas e o encontro com "mulheres negras jovens" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FARIAS, Ana Gabriela Machado de  e  VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de. Os fios de Caracol: mulheres em danças de si. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.4, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

O presente trabalho tem como proposta a composição de um corpo-escrita por meio de narrativas de mulheres que dançam, ensaiando outros modos de existência a partir dos seus corpos generificados, femininos. O campo de pesquisa emergiu do encontro entre uma pesquisadora e dançarina e mulheres num espetáculo dançado, no qual o signo mulher nos apequena e performamos para multiplicar e profanar gestos, língua, sentidos. Tomando como pista metodológica a cartografia, entendemos a atividade de pesquisa como um acompanhamento de processos em curso, de derivas subjetivas. Seguimos, então, a partir desse campo, a invenção de um corpo que se revolve na sua própria história diante das marcas que lhe foram impostas e o constituem. Numa dança de si, amplia sensibilidades, transmuta e se produz no ilocalizável. Nessa experimentação, arte e clínica aparecem articuladas e emergindo de um plano comum.

Palavras-chave : Corpo; Mulher; Dança; Clínica; Cartografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License