SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4A política e os afetos nas práticas de pesquisas feministas e o encontro com "mulheres negras jovens" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BRUHN, Marília Meneghetti  e  CRUZ, Lílian Rodrigues. PesquisarCOM Jovens: pistas metodológicas para narrativas ético-políticasPesquisarCON Jóvenes: pistas metodológicas para narrativas ético-políticas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2020, vol.15, n.4, pp. 1-23. ISSN 1809-8908.

Este artigo tem como proposta discutir pistas metodológicas para construções coletivas de pesquisas com jovens, afirmando as juventudes como coautoras e pesquisadoras desse processo. A partir de uma experiência de PesquisarCOM Jovens no Trabalho Educativo (TEd) - uma modalidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) destinada a jovens de 14 a 18 anos incompletos -, emergiram as seguintes problematizações: como pesquisar junto com as jovens do Trabalho Educativo? Como expressar as intensidades e modos de experimentar as juventudes no Trabalho Educativo por meio de narrativas? Tendo como premissa sugestões dos jovens, foram confeccionados cadernos nos quais são narrados com ilustrações e textos as experiências coletivas e singulares das juventudes do TEd. Depois da produção dos cadernos e das narrativas, notou-se a importância de escutar e valorizar as experiências e os saberes dos jovens na construção das oficinas do TEd, principalmente o módulo de cidadania, para que o serviço não reproduza lógicas colonizadoras, racistas, epistemicidas e violentas.

Palavras-chave : PesquisarCOM; Juventudes; Pensamento decolonial; Trabalho Educativo; SUAS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License