SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1La actuación del psicólogo en el contexto del SUS: repensando prácticasGénero y asistencia psicosocial: perspectiva de usuarias sobre el Caps-AD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

RUEDA, Marjory Furlan  y  SILVA, Silmara Carneiro e. A atuação do Assistente Social na alta hospitalar do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais no contexto da humanização e integralidade em saúde. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.1, pp. 1-18. ISSN 1809-8908.

O objetivo da pesquisa é compreender a atuação do Assistente Social na alta hospitalar do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG). O estudo é exploratório e de natureza qualitativa, sendo utilizados o formulário de dados e o grupo focal como procedimentos metodológicos de coleta de dados e, para interpretar os dados adquiridos no grupo focal, a análise de conteúdo temática. Constatou-se que a atuação do Assistente Social no HURCG perpassa os casos emergenciais e os complexos, sendo o vínculo de confiança e a resolutividade dos problemas os fatores determinantes na relação dos Assistentes Sociais com outros profissionais e com os pacientes na alta hospitalar no HURCG. O Assistente Social é considerado um dos profissionais essenciais no planejamento da alta hospitalar. Além disso, a articulação com a rede de atendimento e os princípios de humanização e integralidade no atendimento mostraram-se imprescindíveis nesse processo.

Palabras clave : Atendimento em Saúde; Atuação profissional do Assistente Social; Alta hospitalar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License