SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A atuação do Assistente Social na alta hospitalar do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais no contexto da humanização e integralidade em saúdeO Projeto Redes em Betim/MG: encontros intersetoriais para o fortalecimento da rede de atenção e redução de danos a pessoas que usam drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

PIERRY, Larissa Goya et al. Gênero e assistência psicossocial: perspectiva de usuárias sobre o Caps-AD. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.1, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Este artigo objetiva analisar a perspectiva de mulheres sobre o tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Trata-se de pesquisa qualitativa, cuja coleta dos dados ocorreu de abril a setembro de 2017, por entrevistas semiestruturadas com 14 mulheres em tratamento em um Caps-AD de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A análise temática foi utilizada para analisar os dados obtidos, cujos resultados foram dispostos em duas categorias: Interfaces que permeiam "ser mulher" em tratamento no Caps-AD e Significados do Caps-AD para mulheres. A primeira elucida o contexto do tratamento em ambiente de hegemonia masculina, a segunda revela percepções sobre o Caps-AD, visto de forma biomédica, mas avaliado como suporte. Como conclusão, sinaliza-se a necessidade de esses serviços se organizarem para acolher, considerando as particularidades de gênero, reconhecendo como estratégia que pode favorecer a vinculação ao tratamento, o atendimento por profissionais mulheres.

Palavras-chave : Mulheres; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Serviços de saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License