SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Género y asistencia psicosocial: perspectiva de usuarias sobre el Caps-ADVulnerabilidad, apoyo e inclusión social: trayectorias de estudiantes universitarios que residen en viviendas para estudiantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

MENDONCA, Edna Mara; PINHEIRO, Viviane Andrade; REIS, José de Arimateia Rodrigues  y  ALMEIDA, Renata Barreto Fernandes de. O Projeto Redes em Betim/MG: encontros intersetoriais para o fortalecimento da rede de atenção e redução de danos a pessoas que usam drogas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.1, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

O presente relato descreve articulação e formação entre os atores da rede, promoção e sustentação de espaços de discussão permanente: fóruns intersetoriais como produto do Projeto Redes, iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Fundação Oswaldo Cruz, em Betim, Minas Gerais. O Projeto apresentou-se na perspectiva de fortalecer a rede intersetorial, inserindo a redução de danos como estratégia de cuidado, formação dos atores e articulação da rede intersetorial. Em 10 meses (abril a dezembro de 2016) de Projeto, constituiu-se o Fórum Intersetorial de Atenção ao Usuário de Drogas, que funciona mensalmente, discute casos e promove cuidados. Criou-se um coletivo de trabalhadores, responsável por discutir, monitorar e planejar ações, fortalecer espaços de discussão, integrando áreas técnicas, objetivando reduzir vulnerabilidades sociais e violências. Assim, o tecer da rede intersetorial se configurou com sucesso, desatando os nós críticos, com vistas à composição de políticas públicas no contexto do cuidado em liberdade.

Palabras clave : Políticas públicas; Álcool e outras drogas; Redução de danos; Colaboração intersetorial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License