SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The Project Networks in Betim/MG: Intersetorial Meetings for Strengthening the Network of Attention and Harm Reduction to People who Use DrugsSocial Trajectories: Intervention Process with Youngsters in Compliance with Socio-Educational Measures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

JESUS, Luciana Oliveira de  and  SCHNEIDE, Daniela Ribeiro. Vulnerabilidade, apoio e inclusão social: trajetórias de universitários residentes em moradia estudantil. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.1, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

A trajetória de universitários residentes em moradias estudantis é marcada pela condição de vulnerabilidade social, sendo necessários recursos sociais e institucionais para viabilizar a continuidade dos estudos. Este artigo objetivou compreender como se constitui a relação dos moradores com a universidade, caminhos para acesso e desafios para permanência. Com base em abordagem qualitativa, trata-se de pesquisa com intervenção participativa, na qual foram utilizados instrumentos como observação participante e entrevistas. Os resultados elucidaram o papel das redes de apoio social e o enfrentamento de vulnerabilidades sociais antes da entrada na universidade. Quanto à universidade, moradores relataram a importância do acesso às políticas assistenciais, situações de preconceito vivenciadas pela condição de morador e a procura por recursos universitários (pedagógicos, psicossociais, culturais) diante de dificuldades vivenciadas na universidade e na moradia. São necessárias ações que promovam aproximações entre universidade e moradia, assim como estratégias que favoreçam a superação das desigualdades.

Keywords : Universidade; Moradia estudantil; Vulnerabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License