SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Vulnerabilidade, apoio e inclusão social: trajetórias de universitários residentes em moradia estudantilPeriferia, violência e estigma sob o enfoque da promoção da saúde: relato de experiência na comunidade de Mata Escura, Salvador/Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SAVANHAGO, Liandra; TRINDADE, Camila  e  MADERS, Tielly Rosado. Trajetórias sociais: processo de intervenção com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.1, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas potencialidades do uso de uma ferramenta de intervenção com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, como uma proposta de complemento aos atendimentos psicossociais desenvolvidos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Para tanto, foi utilizada a ferramenta "Trajetórias Sociais", proposta por Gaulejac (2014) e Soares e Sestren (2007), com dois jovens em cumprimento de medida socioeducativa. O uso da respectiva ferramenta possibilitou compreender os vínculos entre a história pessoal, familiar e social dos sujeitos, bem como entender as múltiplas determinações que permeiam as ações humanas. Com a elaboração da intervenção, foi possível perceber a aproximação do modo como os sentimentos e concepções de mundo são apropriadas em relação às experiências da vida cotidiana na realidade social em que tais jovens vivem.

Palavras-chave : Medida socioeducativa; Trajetórias Sociais; Estratégia de intervenção; Psicologia Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License