SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Trajetórias sociais: processo de intervenção com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas"Foguete ou tiro?: ": a produção de subjetividade de juventudes a partir do território índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FERREIRA, Suelem Maria Santana Pinheiro et al. Periferia, violência e estigma sob o enfoque da promoção da saúde: relato de experiência na comunidade de Mata Escura, Salvador/Bahia. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.1, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

Buscou-se neste estudo relatar a experiência de graduandos da área de saúde, com intervenções comunitárias, para enfrentamento do estigma e preconceito, resultantes do pertencimento a uma comunidade periférica permeada pela violência, em Mata Escura, Salvador/BA. As experiências partiram do componente curricular Programa de Integração Academia Serviço e Comunidade (PIASC), da Universidade do Estado da Bahia. As atividades ocorreram durante três semestres (2016-2017), abrangendo territorialização, diagnóstico situacional, planejamento estratégico situacional e intervenção comunitária. As intervenções foram desenvolvidas com jovens de uma escola estadual, com participação da Unidade Básica de Saúde e equipamentos sociais. Foram evidenciados aspectos históricos, sociais e lutas do bairro, além da problematização do contraste entre o estereótipo da comunidade e sua dinâmica cotidiana, raízes e potencialidades, com protagonismo dos moradores na construção das atividades. As experiências possibilitaram uma formação interdisciplinar, humanizada, crítica-reflexiva dos discentes. Para a comunidade de Mata Escura, estimularam a reflexão sobre a identidade social e de pertencimento.

Palavras-chave : Promoção da saúde; Estigma social; Planejamento em saúde; Educação Profissional em Saúde Pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License