SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1"Foguete ou tiro?: ": a produção de subjetividade de juventudes a partir do territórioO uso do tempo de crianças no contexto urbano e ribeirinho na Amazônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

TRUJILLO, Diego Henrique da Silva; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; REIS JUNIOR, Leandro Passarinho  e  OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de. Subjetividade e espaço: análises com Michel Foucault. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.1, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

O artigo é um ensaio sobre o conceito de espaço e o de subjetividade nos trabalhos de Michel Foucault, articulando Psicologia, História e Filosofia, sendo um dos objetivos é analisar como o espaço foi abordado ao longo do trabalho de Foucault. Um ponto relevante é a interrogação sobre espaço como objeto exclusivo da Geografia ou de qualquer outro saber e da problemática das estratégias de poder no espaço e na criação de modos de viver, sentir e pensar. Os mecanismos de controle são acionados e se dirigem aos corpos, visando estabelecer e traçar limites nas relações móveis das forças no campo da formação da subjetividade assujeitada. Busca-se concluir o artigo com uma análise inquietante da importância do conceito de espaço e propõe-se a ruptura das fronteiras disciplinares para operar uma analítica do poder, saber e subjetividade no jogo estratégico dos poderes e dos discursos, em arquivos e por meio das instituições.

Palavras-chave : Subjetividade; Espaço; Foucault; Psicologia; História.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License