SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O uso do tempo de crianças no contexto urbano e ribeirinho na AmazôniaModa e trabalho como prática de exclusão social: uma revisão das produções acadêmicas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

MATTOS, Cristiane Passos de; IRVING, Marta de Azevedo; DE MELO, Gustavo Mendes  e  OLIVEIRA, Elizabeth. Psicossociologia e turismo: desvendando interconexões investigativas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.1, pp. 1-19. ISSN 1809-8908.

A Psicossociologia constitui um campo interdisciplinar centrado na investigação de sujeitos em situações de interação social, a qual caracteriza, também, o cerne do turismo, entendido como fenômeno social contemporâneo. Considerando a Psicossociologia como uma lente interpretativa possível para a decodificação desse fenômeno, busca-se analisar em que medida o turismo vem sendo abordado na produção científica nesse campo. Para tal, a metodologia envolveu levantamento e sistematização de produção acadêmica no Portal de Periódicos Capes. Dois temas predominam na literatura especializada: gastronomia, em suas diversas nuances interpretativas, e aspectos teóricos e metodológicos envolvidos no estudo do turismo. A produção do conhecimento sobre o turismo pela perspectiva psicossociológica, ainda incipiente no contexto brasileiro, baseia-se em investigações centradas na dinâmica de intercâmbio e de interação entre turistas e população residente, representando, portanto, um caminho fértil para a investigação acadêmica.

Palavras-chave : Psicossociologia; Turismo; Revisão da literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License