SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2O resgate da memória histórica como estratégia de desconstrução do racismoA ancestralidade: construção e aquisição de identidades africanas no Brasil realizadas apartir da cultura do Candomblé índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

OLIVEIRA, Debora Ortolan Fernandes de; BARCELOS, Tomiris Forner; SIMOES, Cristiane Helena Dias  e  AIELLO-VAISBERG, Tânia Maria José. "Dormindo com a inimiga": imaginário machista em tempos de Covid-19. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.2, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Fundamentando-se na Psicologia Psicanalítica Concreta, criada na América Latina a partir da articulação entre a Psicanálise e o pensamento dialético, este estudo objetiva investigar imaginários coletivos machistas sobre mulheres que estão em relacionamentos conjugais heterossexuais, no contexto do isolamento social decorrente da pandemia da covid-19, justificando-se pelo aumento expressivo de ocorrências de violência doméstica nesse período. Organizando-se ao redor da abordagem psicanalítica de memes sobre relações heterossexuais, a investigação permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes intersubjetivos: "Game over" e "Dormindo com a inimiga". Tais campos revelam crenças de que o casamento tira a liberdade do homem casado, privando-o dos prazeres sexuais que mulheres, concebidas como bonecas eróticas, proporcionam aos solteiros, para colocá-lo sob o autoritarismo da esposa, que, fantasiada como figura maléfica, torna-se alvo de uma violência que se apresenta, nesse imaginário, como justificada e legítima.

Palavras-chave : Violência contra a mulher; Covid-19; Sofrimentos sociais; Machismo; Pesquisa psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License