SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Impactos da (des)territorialização nos processos de subjetivação: experiências migratórias de refugiadas venezuelanas em BogotáA Psicossociologia como dispositivo epistêmico para a cultura de paz: notas sobre as experiências latino-americanas - Brasil e Colômbia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

CARVALHO, Aline  e  PONDE, Thiago. Tropifagia: uma experiência de Psicossociologia do sul tropical. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.2, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

A fim de contribuir para uma Psicossociologia que se proponha contra-hegemônica na América Latina, este artigo apresenta, por meio do conceito tropifagia - "comer o país tropical" -, uma metodologia psicossocial de produção criativa executada pela Cena Tropifágica: os intercâmbios culturais. Propondo a mediação sensível entre as diversidades a partir do processo de criação artística, essa metodologia se contrapõe à descontextualização cultural e política da produção de conhecimento para questionar a pretensa hegemonia da ciência moderna. Sob a perspectiva do conhecimento pós-moderno e aliada às formulações de uma ciência popular, o artigo evoca uma possível Psicossociologia do sul tropical: uma produção de conhecimento que se baseia na sensibilidade e desafia os pressupostos cartesianos da racionalidade, tendo como ponto comum justamente a diversidade de saberes e práticas como resistência.

Palavras-chave : Tropifagia; Psicossociologia; Sensibilidade; Conhecimento pós-moderno; América Latina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License