SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Tropifagia: uma experiência de Psicossociologia do sul tropicalConhecer, intervir, partilhar: pistas para a pesquisa psicossocial na construção de outros mundos possíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

REVOLLO PARDO, Catalina; AKEMI TAKEITI, Beatriz; TOVAR GUERRA, Claudia  e  ALVES FONTES, Jean Vitor. A Psicossociologia como dispositivo epistêmico para a cultura de paz: notas sobre as experiências latino-americanas - Brasil e Colômbia. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.2, pp. 1-20. ISSN 1809-8908.

Este artigo objetiva analisar os processos de base comunitária de construção da paz como caminhos de resistência e re-existência em territórios historicamente marcados por violências, subalternidade e vulnerabilidade na Colômbia e no Brasil. Apresenta a conversa entre o processo do projeto de extensão universitária Juventude(S): intervenções urbanas de arte-cultura no território, o processo do Coletivo Cultura Zona Oeste, ambos no Rio de Janeiro, Brasil, o processo do Grupo Juvenil Prodesarrollo de Micoahumado, Sul do departamento de Bolívar, no norte da Colômbia, e o processo do Refúgio Humanitário pela vida, a paz e a vida digna, na localidade de Ciudad Bolívar, no sul de Bogotá. Acreditamos que uma Psicossociologia crítica, fundamentada nos pressupostos contra-hegemônicos descoloniais podem subsidiar a reflexão sobre as experiências de pessoas e coletivos que vivenciam territórios marcados por uma desigualdade social surgida de processos colonizadores y que engendram processos de luta e re-existências diante da morte.

Palavras-chave : Psicossociologia crítica; Cultura de paz; Violência; Epistemologia latino-americana.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License