SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Violência conjugal: diferentes olhares epistemológicos e práticas psicoterapêuticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BUSSINGER, Rebeca Valadão; NASCIMENTO, Danielly Bart do  e  ROSA, Edinete Maria. O trabalho de assistentes sociais e psicólogos nos processos de adoção. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.3, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

O presente artigo teve como objetivo conhecer o trabalho das equipes técnicas das Varas de Infância e Juventude que realizam o processo de habilitação à adoção no estado do Espírito Santo. Participaram 37 técnicos, sendo 22 assistentes sociais e 15 psicólogos. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário semiestruturado, aplicado nas próprias Varas, com perguntas sobre: formação e prática profissional da equipe, dificuldades e iniciativas exitosas, adoção por homossexuais e o acompanhamento de famílias em período de convivência. Para tratamento dos dados, utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados apontam a necessidade de ampliação das equipes; a precariedade da infraestrutura; a dificuldade em lidar com os mitos sobre a adoção e a importância do trabalho em rede. Conclui-se que o êxito do trabalho dos técnicos está na adoção bem-sucedida - a que não houve devolução - mais do que na quantidade de adoções realizadas.

Palavras-chave : Adoção; Psicologia; Serviço Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License