SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Violência conjugal: diferentes olhares epistemológicos e práticas psicoterapêuticasHanseníase e envelhecimento: representações sociais dos moradores de um hospital colônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

MARTINS, Geiscislaine Laís et al. Produção de saúde: potencializar a invenção de novos modos de vida comunitária. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.3, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

A presente pesquisa teve como objetivo estimular a criatividade de grupos e potencializar suas linhas de fuga em prol da ampliação de novos modos de vida e de singularização coletiva. A proposta teórico-metodológica fundamenta-se nos estudos do Institucionalismo, na vertente da Esquizoanálise. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa, uma vez que analisa os aspectos dinâmicos, sociais e subjetivos, com o intuito de cartografar os modos de vida, os fluxos de forças, os discursos, os movimentos, as resistências e as linhas de fuga da comunidade pesquisada, com foco nos movimentos de afirmação da vida. Para tal, os pesquisadores vivenciaram o cotidiano do território de um município de Minas Gerais, onde acompanharam o movimento de um grupo de adolescentes criadores de espaços de lazer e arte para a comunidade.

Palavras-chave : Pesquisa-intervenção; Cartografia; Promoção da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License