SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Hanseníasis y envejecimiento: representaciones sociales de los habitantes de un hospital coloniaEl existencialismo y el campo político de Rio de Janeiro (1945-1955): una mirada fenomenológica-actor-red índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

LEAO, Adriana; TANO, Bruna Lidia; JACOB, Douglas Gonçalves  y  PIMENTEL, Karine dos Santos. Obstáculos à produção do cuidado em álcool e outras drogas na perspectiva dos trabalhadores de saúde mental: prelúdios do cenário atual?. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.3, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

A partir de 2016, observam-se direcionamentos políticos divergentes em relação ao cuidado norteado pela atenção psicossocial de base comunitária e territorial. Diante das diretrizes para o cuidado em rede e as contradições na condução das políticas, questionamo-nos sobre os desafios na produção do cuidado com usuários de álcool e outras drogas. Neste estudo, objetivamos compreender os principais obstáculos para o cuidado em Rede de Atenção Psicossocial (Raps) no âmbito do Sistema Único de Saúde, a partir da visão dos trabalhadores da saúde mental. Norteada pela Análise de Conteúdo, dois temas centrais se fizeram presentes: a estigmatização em torno dos usuários de álcool e outras drogas e a presença das Comunidades Terapêuticas na Rede de Atenção Psicossocial. Os resultados apontaram para um processo de retrocesso e possível desmonte da Raps, como se preconizava, uma vez que o tema das Comunidades Terapêuticas se mostrou transversal aos resultados analisados.

Palabras clave : Serviços de saúde mental; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Saúde pública; Práticas psicossociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License