SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Reflexões acerca da relação entre ensaio, verdade e produção de subjetividade a partir de uma perspectiva foucaultianaRelações de gênero no trabalho em saúde em um estabelecimento prisional feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SILVA, Carlos Roberto de Castro e  e  CHIAPERINI, Pamela Talamoni. Extensão universitária e atividade grupal: potencial transformador das práticas do Agente Comunitário de Saúde. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.3, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

A partir de uma escuta qualificada e acolhedora das demandas de agentes comunitários de saúde, atuantes na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de uma região de alta vulnerabilidade, relacionadas ao sofrimento cotidiano desencadeado pelo trabalho, busca-se discutir as contribuições da estratégia grupal como ferramenta para a qualificação profissional. Este trabalho, de caráter qualitativo, teve a Teoria Fundamentada nos Dados como referência para sistematização e análise de resultados provenientes de diários de campo, complementados pelo grupo focal, realizados de 2009 a 2010. A atividade grupal, quando sensível às necessidades e demandas do grupo, baseada no fazer junto, na troca de experiências, pode movimentar os participantes a agir, fazendo com que eles próprios sejam agentes de transformação. Assim, o grupo pode ser um espaço criativo e solidário de fortalecimento da cidadania e qualificação profissional, colaborando para ações de promoção e prevenção de agravos à saúde e ao enfrentamento dos determinantes sociais.

Palavras-chave : Agentes Comunitários de Saúde; Atividades de grupo; Estudo qualitativo; Extensão universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License