SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Group Activity and Transformative Potential of the Practices of the Community Health AgentThe Feminine Man in the Current Thought of Psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

PASE, Paola Fagundes et al. Relações de gênero no trabalho em saúde em um estabelecimento prisional feminino. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.3, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

O objetivo do artigo é discutir sobre as relações de gênero na perspectiva de profissionais de uma Equipe de Atenção Básica Prisional (EABp) de uma penitenciária feminina. Os dados foram produzidos a partir da fala de profissionais da saúde em cinco encontros de apoio matricial, sendo o gênero utilizado como categoria de análise. Como resultados, foi possível organizar três subtemas como desdobramentos do tema principal: gestação e permanência dos bebês na prisão; normas corporais e saúde; e nome social de pessoas trans. A discussão segue referenciais dos estudos de diversidade sexual e de gênero e saúde coletiva, além de abordar a necessidade do direito à saúde integral da população encarcerada, especificamente de mulheres e população LGBTI. A centralidade do cuidado relativo à gestação e o papel da educação permanente para a redução do preconceito e qualificação no atendimento também aparecem como campos de trabalho a ser explorados.

Keywords : Gênero e saúde; Prisões; Profissionais de saúde; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License