SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Extensão universitária e atividade grupal: potencial transformador das práticas do Agente Comunitário de SaúdeO homem feminino na atualidade pensado à luz da Psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

PASE, Paola Fagundes et al. Relações de gênero no trabalho em saúde em um estabelecimento prisional feminino. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.3, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

O objetivo do artigo é discutir sobre as relações de gênero na perspectiva de profissionais de uma Equipe de Atenção Básica Prisional (EABp) de uma penitenciária feminina. Os dados foram produzidos a partir da fala de profissionais da saúde em cinco encontros de apoio matricial, sendo o gênero utilizado como categoria de análise. Como resultados, foi possível organizar três subtemas como desdobramentos do tema principal: gestação e permanência dos bebês na prisão; normas corporais e saúde; e nome social de pessoas trans. A discussão segue referenciais dos estudos de diversidade sexual e de gênero e saúde coletiva, além de abordar a necessidade do direito à saúde integral da população encarcerada, especificamente de mulheres e população LGBTI. A centralidade do cuidado relativo à gestação e o papel da educação permanente para a redução do preconceito e qualificação no atendimento também aparecem como campos de trabalho a ser explorados.

Palavras-chave : Gênero e saúde; Prisões; Profissionais de saúde; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License