SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The Feminine Man in the Current Thought of PsychoanalysisFrom Psychology as a Feminine Profession to Feminist Psychology: Creating New Modes and New Epistemologies from Black Feminism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

BONFIM, Flavia  and  SCHECHTER, Rosa. Crítica à categoria universal de "mulher": por uma articulação entre feminismo e Psicanálise. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.3, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

A proposta deste artigo é problematizar a noção da categoria universal "mulher", com a intenção de pensar uma possível aproximação entre o feminismo e a Psicanálise. Para tanto, iniciamos com as considerações do psicanalista Jacques Lacan sobre o feminino, a partir de seu aforismo "A mulher não existe". Em seguida, discutimos a crítica de Judith Butler sobre a inexistência do sujeito que o feminismo almeja representar, na medida em que o momento inicial do movimento dissociou a temática do gênero das questões raciais, classistas e étnicas. Como exemplo dessas questões negligenciadas, destacamos o feminismo negro como um analisador dos impasses do discurso universalizante no interior do movimento feminista. Por fim, concluímos que tanto Lacan quanto Butler, com as particularidades de suas produções teóricas, denunciam a precariedade de uma identidade "mulher".

Keywords : Mulher; Psicanálise; Feminismo; Identidade; Feminismo negro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License