SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Da Psicologia como profissão feminina à Psicologia feminista: criando novos modos e novas epistemologias a partir do feminismo negroMarcas na/da pele "Entre Mulheres": a experiência de um processo arteterapêutico no diálogo com feminismos e Psicologias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

GALINDO, Dolores Cristina Gomes; SILVA, Fábio Henrique Martins da  e  LEMOS, Flávia Cristina Silveira. Feminismos ciborgues em uma cama de gato, ciência e saberes coletivos universitários de mulheres. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.3, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

Este artigo é um ensaio feminista sobre ciência, saberes e universidade. Parte de contribuições relevantes dos trabalhos de Donna Haraway para pensar práticas tecnocientíficas de fabulação. A partir das considerações de Haraway, argumenta-se que é possível pensar a construção de jogos de corda como operador metodológico feminista que converge para a produção de saberes locais nas universidades, em teias potentes de efeitos ciborgues que fraturam a ciência institucionalizada de base masculinista, agonística e pouco aberta à fabulação. Finaliza-se com indagações à Psicologia a partir da possível incorporação de um dos operadores metodológicos de Donna Haraway, a sym fiction.

Palavras-chave : Feminismo; Universidade; Ciborgue; Fabulação; Mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License