SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Feminismos ciborgues em uma cama de gato, ciência e saberes coletivos universitários de mulheresEntre apagamentos e afirmações: reposicionamentos do trabalho e da deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

ADRIAO, Karla Galvão. Marcas na/da pele "Entre Mulheres": a experiência de um processo arteterapêutico no diálogo com feminismos e Psicologias. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.3, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

Este trabalho discute sobre algumas das posições que circunscrevem o encontro entre três campos do saber: a Psicologia, a Arteterapia e os feminismos pós-estruturais e decoloniais. O caminho trilhado parte das experiências vividas no grupo de estágio do Curso de Formação em Arteterapia denominado "Entre Mulheres". Diversidade de construções e posicionamentos diante de diferenças/desigualdades eram buscados na construção desse grupo, que contou com a presença de 14 mulheres com idades entre 22 e 50 anos, de distintas classes sociais, moradoras de Recife e da sua região metropolitana, negras e brancas, com diferentes graus de escolaridade. É sobre as experiências de diversidade de desigualdades, a partir das marcas/artes desenhadas e tatuadas nas peles dessas mulheres, que este texto vai tratar, buscando deslocar alguns dos saberes/poderes da Psicologia em seus (des)encontros com as epistemes feministas, e desses dois campos com a Arteterapia como método e epistemologia.

Palavras-chave : Arteterapia; Feminismos pós-estruturais; Feminismos decoloniais; Psicologia Clínica e Social; Grupos com mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License