SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Marks on/of the Skin "between Women": the Experience of an Art-Therapeutic Process in the Dialogue with Feminisms and Psychologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

BRAGA, Maudeth Py  and  MORAES, Marcia Oliveira. Entre apagamentos e afirmações: reposicionamentos do trabalho e da deficiência. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.3, pp. 1-11. ISSN 1809-8908.

O artigo objetiva discutir efeitos da reforma trabalhista no Brasil, em 2017, na relação deficiência e trabalho. Adotamos como questões: quais são os reposicionamentos que a multifuncionalidade do trabalhador, marca da especialização flexível, coloca para o modelo social da deficiência? E quais reposicionamentos estão colocados com o modelo social da deficiência, nas pistas de Débora Diniz, Marcia Moraes e Anahi Mello? Com base em pesquisa documental e bibliográfica, colocamos em cena o apagamento do trabalho no cenário brasileiro atual, com as leituras de David Harvey e Ricardo Antunes. A Carteira de Trabalho foi tomada como um analisador, pela escrita de Simone Guedes. A condição de contribuinte passa a ser determinante com a versão digital nas pactuações e contratações de trabalho, cada vez mais precárias. Junto com a "pejotização", cresce o trabalho informal e a marca do trabalho doméstico: a invisibilidade. O que apagamos e afirmamos com nossas escritas de pesquisa?

Keywords : Deficiência; Reforma trabalhista; Modelo social da deficiência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License