SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Grupo de acompanhamento psicossocial para mulheres que vivenciaram violência: relato de estágio no CreasComo acolher a religiosidade/espiritualidade em saúde: experiência com grupo operativo na pós-graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SILVA, Maria das Graças Borges da  e  LYRA, Tereza Maciel. O impacto do beber feminino. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.4, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

O estudo objetivou analisar os discursos e condutas de mulheres cadastradas na Unidade Saúde da Família diante do consumo abusivo de álcool. Esse consumo gera julgamento moral, preconceito e estigma, além de acarretar danos em sua vida social, mental e biológica. Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, realizada com nove mulheres, usou entrevista semiestruturada, que é uma das estratégias de escolha mais comum para trabalhar as representações sociais. Constatou-se que as mulheres fazem uso abusivo de álcool por prazer e para aliviar sofrimento e declararam não ter danos relacionados a esse consumo. Mesmo diante de alguns prejuízos, apagões, quedas, sexo desprotegido, infertilidade e síndrome pré-menstrual, não relacionaram esses danos ao consumo e afirmaram que não tiveram nenhuma orientação profissional sobre o tema. Para elas, o álcool não é considerado uma droga, sendo assim, os resultados sugerem um alerta no provável impacto psicossocial em torno do uso abusivo de álcool na vida dessas mulheres.

Palavras-chave : Bebidas alcoólicas; Impacto psicossocial; Saúde da mulher.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License